Dicas de Iluminação para home office

1 HOME OFFICE – NOVA TENDÊNCIA MUNDIAL

O isolamento social, praticado em função do novo corona vírus, trouxe à tona uma tendência inegável, o home office. Mesmo com o afrouxamento da quarentena, muitas empresas optaram por manter seus funcionários, ou parte deles, trabalhando à distância, reduzindo assim gastos com a estrutura da empresa.

Home offices devem ser projetados tanto quanto os ambientes corporativos, levando em consideração a funcionalidade e o conforto do usuário. Sendo assim, a iluminação tem grande importância nesse espaço.

2 A IMPORTÂNCIA DA ILUMINAÇÃO – FUNCIONALIDADE E SAÚDE

Como citamos no artigo anterior, a ergonomia é um estudo científico, que estuda as interações e dimensionamento entre o ser humano e mobiliário/ máquinas em ambientes residenciais, trabalho e entretenimento, visando a funcionalidade, segurança e conforto do usuário.

Um dos aspectos ergonômicos é a iluminação. Ela deve ser adequada às tarefas desenvolvidas em cada ambiente. Em ambientes de trabalho, ela é essencial para manter o organismo ativo e melhorar a produtividade, estimulando a concentração e o processo criativo. Além disso, ela pode impactar diretamente no bem-estar e saúde do usuário.

O olho humano se adapta às condições de luz. Em ambientes muito claros, a pupila contrai para reduzir a entrada de luz. Nos escuros, dilata para entrar mais luz e facilitar a identificação dos objetos.

O constante movimento de contração e dilatação da pupila por um tempo prolongado, ocasionado pela iluminação inadequada em ambientes de trabalho, pode trazer mal-estar e prejuízos à saúde, como dores de cabeça e nos olhos, vista cansada, dificuldade de concentração, entre outros. Já em condições adequadas, proporciona o aumento da concentração, maior acuidade visual, redução da sonolência e fadiga ocular.

Um bom projeto luminotécnico deve levar em consideração o tipo de iluminação, o posicionamento das luminárias, a temperatura de cor e tipos de luminária.

3 ILUMINAÇÃO GERAL

A iluminação geral deve ser difusa e uniforme.

3.1 Iluminação natural x Iluminação artificial

Devemos explorar ao máximo a iluminação natural. Sempre que possível, priorizar posicionar os ambientes/ mesa de trabalho próximo à janela. Além de economizar energia, a luz natural faz muito bem para o nosso organismo.

fonte unsplash

No entanto, por melhor aproveitada que seja, é indicado complementá-la com iluminação artificial: luminárias difusas, rasgos com iluminação indireta, pendentes, etc.

3.2 Posicionamento das luminárias

A distribuição da iluminação geral deve ser pensada de forma a evitar reflexos e sombras. O ideal é sempre estar posicionada acima do usuário e no eixo ou à frente do plano de trabalho, nunca atrás. Dessa forma, não incidirá diretamente em um monitor, gerando reflexos, por exemplo, ou sombras na mesaa de trabalho.

Se existir prateleira ou armário instalado acima da mesa de trabalho, podemos instalar fitas de led ou embutidos de marcenaria na base dos mesmos, evitando sombras e garantindo a iluminação adequada da mesa, além de dar um toque na decoração!

projeto residencial – arquiteta Leila Dionízios

3.3 Temperatura de cor

A temperatura da luz influencia diretamente na atividade no corpo. As temperaturas de cores quentes proporcionam uma atmosfera relaxante e acolhedora ao ambiente. Já as frias, são adequadas para ambientes onde deseja-se estimular a atividade humana, como os de trabalho.

A temperatura de 4000K (branco neutro) assemelha-se à luz do Sol, deixando o corpo mais atento, ajudando na concentração, mas sem tornar o ambiente muito frio, adequada para home offices!

3.4 Tipos de luminárias

Para iluminação geral, devemos usar luminárias que proporcionem iluminação difusa, com fechamento translúcido, evitando deixar lâmpadas expostas. Podem ser luminárias de embutir, sobrepor ou pendentes.

fonte unsplash

Uma boa opção também são os rasgos no gesso com tubulares de led para iluminação indireta.

fonte pixabay

4 ILUMINAÇÃO DE TAREFA

A iluminação direta é necessária para melhorar a visibilidade sobre a mesa de trabalho durante a escrita, leitura ou tarefas manuais que envolvam manipulação de instrumentos.

fonte freepik

Para isso, as luminárias de mesa podem ser muito úteis, além de serem um elemento decorativo.

fonte freepik

A luz direta, quando usada por muito tempo, pode gerar fadiga visual, sendo ideal que tenha uma  temperatura de cor mais quente, 2700K.

! OPTE PELO LED !

A tecnologia do LED é mais econômica e duradoura que as demais que encontramos no mercado. Não emite raios ultravioleta nem infravermelho, sendo mais segura e não distorcendo as cores dos objetos. Além disso, todas as lâmpadas e luminárias com essa tecnologia possuem dissipador de calor, evitando que a lâmpada esquente e transmita calor ao ambiente.

Encontramos o LED no mercado em lâmpadas comuns, lâmpadas de filamento, placas, nos mais variados modelos e marcas!

lâmpada filamento de led
                                                            modelo heart design – Creative Lamps

Aproveite essas dicas pra arrasar no seu home office!

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Carrinho de compras